Liacir Lucena

É com profunda tristeza que fiquei sabendo, no dia 14/09/2022, do falecimento do professor Liacir dos Santos Lucena, fundador do Departamento de Física da UFRN.

Liacir foi meu contato em 03/1997 para uma visita à UFRN quando eu ainda era aluno de doutorado em Boston. Alguns meses depois em 10/1997, comecei um pós-doutoramento sob supervisão de Liacir, com uma bolsa (DCR) do CNPq. Fui bolsista sob Liacir até 02/1999, quando fui contratado como professor na UFAL em Maceió–AL.

Depois de mais de uma década durante o qual sempre mantive contato, um dia Liacir me telefonou em 2010 para me informar sobre um edital para concurso na UFRN para o cargo de professor titular de Física. Passei no concurso e voltei então para Natal.

Liacir portanto me ajudou a ir para Natal duas vezes! Uma vez em 1997 e de novo em 2010!

No ano 2011, para comemorar o aniversário de 70 anos de Liacir, meus colaboradores Marcos da Luz (UFPR) e Ernesto Raposo (UFPE) e eu organizamos uma conferência em sua homenagem. A conferência comemorou também o aniversário de 70 anos de H. Eugene Stanley. Aqui está um PDF da página do evento. O livro com alguns trabalhos apresentados pode ser encontrado neste link. Aqui está um vídeo do evento.

Segue abaixo uma nota de falecimento assinado por alguns outros amigos de Liacir.

-Gandhi


Nota de Falecimento do Prof. Liacir dos Santos Lucena

Prezados,

Lamentamos informar o falecimento, ontem dia 14/09/22, do colega e amigo Liacir dos Santos Lucena, Prof. Emérito do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da UFRN.

Nascido em 1941 e concluinte da 1ª turma de Engenharia Civil da UFRN (1964), Liacir logo se integrou às atividades acadêmicas e, juntamente com o Prof Juarez Pascoal de Azevedo e mais alguns colegas, comandou as iniciativas que culminaram com a criação e consolidação do DFTE/UFRN, onde permaneceu por toda a sua vida profissional.

Pioneiro inconteste da Física no Estado, e dotado de incrível capacidade de iniciativa, Liacir foi o responsável maior pelas primeiras atividades consistentes de Ensino, Pesquisa e Extensão dessa área científica, no território potiguar.

O Prof. Liacir realizou seu Mestrado na PUC/RJ sob a orientação do Prof. Erasmo Ferreira em Física Teórica. Retornando a Natal, iniciou o primeiro projeto científico apoiado pelo CNPq na Instituição, sobre “Cintilações Ionosféricas”, em colaboração com a Força Aérea Americana.

Posteriormente realizou seu Doutorado em Mecânica Estatística na Universidade de Boston e, desde então, comandou ou colaborou com todas as iniciativas ocorridas na área de Física, tais como a implantação da Pós-Graduação, a conexão com outras áreas, como Petróleo, a criação do Instituto Internacional de Física e o estabelecimento de uma ampla rede de colaboração com Pesquisadores e Instituições Nacionais e Estrangeiras de renome.

Foi também gestor acadêmico em diferentes níveis, de chefe de Departamento a Pró-Reitor de Pós-Graduação, e recebeu inúmeros e merecidos destaques por sua excepcional trajetória sendo, em 2008, agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, no grau de Comendador.

Sua inigualável motivação para atrair estudantes, planejar, viabilizar e operacionalizar políticas e ações Institucionais foi o fator maior de desenvolvimento da Física no RN.

Seu talento como Professor, Gestor, Pesquisador e Divulgador Científico, aliados à sua vasta cultura, o tornaram fonte de inspiração para gerações de jovens estudantes.
Na qualidade de seus estudantes, colegas e amigos, registramos o papel seminal desempenhado pelo Prof. Liacir no desenvolvimento educacional, científico e cultural
de nossa região e nossa gratidão pela longa convivência.

Ananias Monteiro Mariz, Ezequiel Silva de Sousa e Luciano Rodrigues da Silva (DFTE/UFRN)
em nome do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da UFRN

Atenciosamente,
Joao Medeiros

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s